terça-feira, 1 de novembro de 2011

MÍDIA-EDUCAÇÃO

      A pesquisa mapeou atividade de mídia-educação, que vem sendo feitas em escolas de Ensino Fundamental de Florianópolis, o estudo foi realizado em duas etapas. A primeira consistia em um mapeamento geral que teve por objetivo identificar os trabalhos realizados, assim como conhecer algumas de suas características.
      Mostra também a importância de que professores e gestores compreendam que os processos de mídia-educação devem levar em conta tanto o uso (consumo), quanto à análise crítica (leitura) e o uso como de expressão (produção). Nos dias de hoje, a mídia participa em grande medida de formação das pessoas principalmente de jovens e adolescentes. O uso dos meios de comunicação como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem, já faz parte de milhares de professores e alunos. A partir da aproximação das mídias e tecnologias com a educação podemos trabalhar com as linguagens das novas gerações, provenientes da sociedade tecnológica digital. O que talvez não esteja claro para a sociedade e também para as escolas é como utilizar as tecnologias em benefício do ensino e de aprendizagem. Também devemos considerar as novas formas de aprender e de ensinar oferecidas a partir dessa integração, para que o processo ensino- aprendizagem facilite a compreensão do aluno. As mídias e as tecnologias estão em processo de desenvolvimento, pois os professores precisam apropriar das tecnologias para então as incorporar à sua prática pedagógica. É preciso uma mudança de cultura e que as escolas, junto com os professores e alunos estejam inseridos na sociedade digital, o trabalho que se faz hoje é que nós professores integre a tecnologia ao desenvolvimento do currículo e não mais como  algo isolado.
     Estamos tratando do uso das tecnologias para aprender com elas e não apenas aprender sobre elas, afinal as novas gerações já dominam as tecnologias, mas é preciso ajudar as crianças e jovens a aprender e pensar sobre o aprender, para desenvolver a autonomia sobre a própria aprendizagem daquilo que necessitam para viver e trabalhar na sociedade digital caracterizada por contínuas mudanças.
     Não adianta a escola ter vários recursos tecnológicos, se não houver uma metodologia de trabalho e projeto pedagógico, temos que aproveitar a tecnologia disponível e mudar a nossa maneira de pensar sobre como ensinar.
    Nós professores da Educação Infantil, estamos nos aprimorando e fazendo uso dos recursos tecnológicos que tem na nossa escola: DVD, Data Show, Rádio, Câmera digital, computador, para assim as nossas aulas serem mais criativa e incentivando mais a aprendizagem de nossos alunos. O curso Proinfo Integrado vem trazendo muitos benefícios para o uso dessas tecnologias, ainda não temos muito recursos, mas com o empenho da equipe pedagógica e principalmente do incentivo e apoio e ajuda da Professora Camila, temos melhorado o nosso desempenho em sala, pois com o uso da tecnologia percebemos que os alunos demonstram maior motivação, tornando a nossa aula divertida, atrativa e uma aprendizagem mais significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário