domingo, 20 de novembro de 2011

VÍDEO: DANÇA DO PROJETO.

PROJETO ESQUEMA CORPORAL-DANÇA.

A DANÇA DESSE VÍDEO SERÁ APRESENTADA NO ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO, ELA FOI INCORPORADA AO PROJETO ESQUEMA CORPORAL POR ATENDER AOS OBJETIVOS ESTABELECIDOS.
O PROJETO SALTO GRANDE, NOSSO POVO, NOSSA HISTÓRIA, FAZ PARTE DO PLANEJAMENTO ANUAL E DESTACA OS PRIMEIROS HABITANTES DE NOSSA CIDADE.
AS DANÇAS APRESENTADAS NESTE VÍDEO RESSALTAM OS ESPANHÓIS.


  

 

sábado, 12 de novembro de 2011

Impressão sobre as Leituras e sobre o Material Multimidiático

Para lermos os produtos de mídia,implica tanto uma leitura dos textos escritos,quanto dos textos sonoros ou visuais transmitidos pela mídia.
O uso da mídia na educação é uma ferramenta pedagógica que nós professores precisamos estar preparados,primeiro pelo poder que a mídia exerce e segundo pela influência que ela ocorre de forma natural para os educandos.
Temos que fazer a leitura de mundo em que vivemos por meio da construção de nossas próprias narrativas,é muito importante,pois é assim que será possível a  construção do conhecimento e sua transformação.
Hoje  escola,família,grupos sociais e meios de comunicação são espaços educativos importantes e socializadores,pois as tecnologias mudaram nossas vidas,e as pessoas tem passado a se preocupar em mudar a vida com as mídias,precisamos aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola,no trabalho e em outros contextos.
Os meios de comunicação compreende como algo que se manifesta não apenas nos meios tradicionais,mas também através de outras formas de expressão como:cinema,artes,música,internet,etc...
Atualmente a tecnologia vem possibilitando a veiculação em grande escala de textos multimidiáticos que articulam a linguagem verbal, imagnética e sonora,textos diferentes de antigamente.
Por isso é preciso implantar a tecnologia como mediadora multimidiática do conhecimento de forma que os usuários utilizem de forma crítica e criativa.Os novos textos mediados pelas Tics,possibilitam novas formas de comunicar e a produção de textos multimidiáticos,tem um papel muito importante nas relações sociais e na formação educativa.
A partir dos hipertextos vai haver umas interação entre professores e alunos diante das necessidades de superar os desafios e as mudanças que se abrem a partir da introdução da Internet,pois a construção dos sentidos a partir do hipertexto e como isso pode contribuir para a aprendizagem.
Os vídeos assistidos são a demostração clara de que o uso das diversas linguagens na educação através de imagens que se articulam em nosso meio são fortes para a apropriação da aprendizagem, e como estamos na era digital,torna-se mais fácil produzir mensagens usando imagens e assim produzir os próprios objetos multimidiáticos como: vídeo, jornal escolar e outros para serem ultilizados como forma de enriquecer o currículo escolar ,e o nosso desafio é vencer nossos medos e colocar tecnologia midiativa a favor da construção do conhecimento dos alunos e de uma prática pedagógica transformadora.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

MÍDIA-EDUCAÇÃO

      A pesquisa mapeou atividade de mídia-educação, que vem sendo feitas em escolas de Ensino Fundamental de Florianópolis, o estudo foi realizado em duas etapas. A primeira consistia em um mapeamento geral que teve por objetivo identificar os trabalhos realizados, assim como conhecer algumas de suas características.
      Mostra também a importância de que professores e gestores compreendam que os processos de mídia-educação devem levar em conta tanto o uso (consumo), quanto à análise crítica (leitura) e o uso como de expressão (produção). Nos dias de hoje, a mídia participa em grande medida de formação das pessoas principalmente de jovens e adolescentes. O uso dos meios de comunicação como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem, já faz parte de milhares de professores e alunos. A partir da aproximação das mídias e tecnologias com a educação podemos trabalhar com as linguagens das novas gerações, provenientes da sociedade tecnológica digital. O que talvez não esteja claro para a sociedade e também para as escolas é como utilizar as tecnologias em benefício do ensino e de aprendizagem. Também devemos considerar as novas formas de aprender e de ensinar oferecidas a partir dessa integração, para que o processo ensino- aprendizagem facilite a compreensão do aluno. As mídias e as tecnologias estão em processo de desenvolvimento, pois os professores precisam apropriar das tecnologias para então as incorporar à sua prática pedagógica. É preciso uma mudança de cultura e que as escolas, junto com os professores e alunos estejam inseridos na sociedade digital, o trabalho que se faz hoje é que nós professores integre a tecnologia ao desenvolvimento do currículo e não mais como  algo isolado.
     Estamos tratando do uso das tecnologias para aprender com elas e não apenas aprender sobre elas, afinal as novas gerações já dominam as tecnologias, mas é preciso ajudar as crianças e jovens a aprender e pensar sobre o aprender, para desenvolver a autonomia sobre a própria aprendizagem daquilo que necessitam para viver e trabalhar na sociedade digital caracterizada por contínuas mudanças.
     Não adianta a escola ter vários recursos tecnológicos, se não houver uma metodologia de trabalho e projeto pedagógico, temos que aproveitar a tecnologia disponível e mudar a nossa maneira de pensar sobre como ensinar.
    Nós professores da Educação Infantil, estamos nos aprimorando e fazendo uso dos recursos tecnológicos que tem na nossa escola: DVD, Data Show, Rádio, Câmera digital, computador, para assim as nossas aulas serem mais criativa e incentivando mais a aprendizagem de nossos alunos. O curso Proinfo Integrado vem trazendo muitos benefícios para o uso dessas tecnologias, ainda não temos muito recursos, mas com o empenho da equipe pedagógica e principalmente do incentivo e apoio e ajuda da Professora Camila, temos melhorado o nosso desempenho em sala, pois com o uso da tecnologia percebemos que os alunos demonstram maior motivação, tornando a nossa aula divertida, atrativa e uma aprendizagem mais significativa.