sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Conceito de Currículo

O Currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequada dos mesmos.O Currículo é a junção de uma metologia,conteúdos,estratégias,de objetivos pedagógicos a serem alcançados,é um plano de trabalho que está ligado ao ensino,podemos utilizá-lo para repassar conhecimento aos nossos alunos,de maneira sistematizada e organizada,sabendo que a elaboração de um bom currículo influencia na qualidade de ensino.Nesse contexto,as tecnologias podem ser integradas ao Currículo,beneficiando o projeto pedagógico,proporcionando a inclusão digital,podendo ser utilizada em todas as disciplinas.Para definir um Currículo antes é preciso ter clareza sobre a função e o que se deseja promover com ele,para depois materilizar estas intenções e concretizá-las no processo de ensino e aprendizagem.
Ele é um mecanismo que estabelece qualidade de ensino,e nos dias de hoje,o currículo deve ser adequado conforme a nossa realidade,pois ele não é apenas uma lista de conteúdos propostos  a serem transmitidos aos alunos,mas sim, uma integração entre conteúdos programáticos,temas transversais,metologias de ensino aprendizagem e tecnologia.O currículo escolar orienta as atividades a serem desenvolvidas durante o ano letivo,e se forma a partir das necessidades de cada escola,na vida dos alunos,os acontecimentos locais e globais que interferem no processo educacional.
A tecnologia ao ser trabalhada no Currículo deve ser encarada como uma ferramenta produtiva e de entretenimento,pois favorece aos alunos na realização de suas atividades,proporcionando novos conhecimentos.
Enfim,Currículo é: objetivos de aprendizagem,é o norteador das atividades escolares,sabendo onde se iniciou e onde se quer chegar com a atividade,pois ele vai desde os conteúdos a serem ensinados e aprendidos,experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos,planos elaborados pelos professores e pelos objetivos a serem alcançados.Ele vai gerir a prática pedagógica,estabelecendo as prioridades com relação ao que ,como e quando ensinar,ainda analisa e organiza a proposta de avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário